logo

Você esta utilizando uma versão muito antiga de navegador onde nosso site não funciona corretamente.

Atualize para outro navegador mais moderno e seguro, e tenha uma experiência melhor na internet.

imagem ilustrativa

Quem somos > Metodologia

Esse projeto do Banco da Providência tem por objetivo capacitar famílias para superarem a linha da pobreza. São 16 Agências de Famílias que estão no entorno de 104 comunidades aqui em nossa cidade e matriculam 1.440 famílias por ano.

Conheça, agora, a metodologia do projeto: o passo a passo que colabora para transformar mulheres de talento em artesãs de sucesso. Uma vez por semana, às 9 horas da manhã, as artesãs chegam à Agência de Família, trazendo a Cartilha do Programa de Formação para o Mundo do Trabalho. O curso tem 8 aulas.

Todas as mulheres matriculadas aprendem sobre auto-estima, cidadania, geração de renda. Aprendem a mapear suas habilidades e talentos. Aprendem que o crochê, o bordado, o tricô que algumas já sabem fazer pode se transformar em negócio lucrativo.

O segundo passo é a capacitação na Agência de Empreendimentos Populares. As mulheres contam com a orientação da designer Raíssa Colela. Aprendem sobre famílias de cores, combinação de peças. Harmonia no bordado. Criatividade nas peças. Ética nas atitudes. E, na oficina de gestão aprendem sobre cálculo do custo de matéria prima, lucro, capital de giro. Trabalho associativo e solidário. Aproveitamento de material com vistas à sustentabilidade do planeta. Este é o diferencial do Banco da Providência porque investe em formação!

Um passo importante para o negócio dar certo é o escoamento do produto. Aqui mais um aprendizado. É fundamental juntar esforços em uma rede de parceiros. Assim como a parceria entre o Banco da Providência e o shopping RIOSUL. A beleza do shopping foi ampliada no compromisso de responsabilidade social: cedeu um espaço para montarmos um quiosque no 4º piso para que mulheres já capacitadas pelo Banco da Providência possam experimentar oportunidade de escoamento de seus produtos.

Esta é a história dos novos negócios do Banco da Providência. Uma história que no final conta com mulheres que aprendem através da capacitação e da competência a superarem a linha da pobreza.

icone twitter icone orkut icone facebook icone flickr
logo Banco da Providência